COOPANEST-MG

Blog

Com trabalho diário, Coopanest-MG auxilia cooperados na redução de glosas

As glosas são sinistros gerados por faturamentos recusados devido a questões administrativas ou técnicas. É neste documento que são encontrados os dados sobre os procedimentos realizados no paciente e, quando há discordâncias de informações, as operadoras de saúde deixam de executar o pagamento de valores referentes a atendimentos, medicamentos, materiais ou taxas cobradas pelas empresas prestadoras (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros) e também pelo profissional liberal da área de saúde.

Existem três tipos de glosas:

  • Administrativa: ocorre quando valores e quantidades faturadas não estão em conformidade com o que foi estabelecido em contrato por erro de preenchimento de documentos.
  • Técnica: é aquela que passa por auditoria para checagem dos procedimentos executados, anotações e prescrições contidas no prontuário do paciente.
  • Linear: é a glosa que ocorre por descumprimento de regra específica de uma operadora.

As glosas afetam diretamente o faturamento dos profissionais e prejudicam o controle financeiro das entidades de saúde. Por isso, para reduzir essas ocorrências e simplificar o processo para seus cooperados, a Coopanest-MG possui um setor que trata exclusivamente da análise e recuperação das glosas. O trabalho é alinhado diretamente com as operadoras e realizado por uma equipe especializada, que faz a avaliação detalhada dos documentos.

“A Coopanest-MG tem a preocupação em recuperar tudo o que é passível de pagamento e evitar que o profissional tenha qualquer prejuízo em honorários atualmente faturados pela cooperativa.”

Dr. Artur Palhares Neto – Presidente da Coopanest-MG

Além disso, para contribuir com o tratamento das glosas e reduzir ao máximo as perdas, a Coopanest-MG se dedica a oferecer uma comunicação clara e direta ao cooperado.

“Recentemente, por exemplo, houve uma alteração relacionada ao honorário anestésico de um dos planos de saúde. Essa mudança requer a inclusão de códigos específicos em procedimentos sem porte anestésico ou porte anestésico 0. Em casos assim, cabe à Coopanest-MG alertar os cooperados quanto aos novos protocolos exigidos pelo plano, a fim de evitar transtornos futuros”, pontua o analista de contas médicas da Coopanest-MG, Logann Almeida Vital.

Com a redução das glosas, os cooperados conquistam maior previsibilidade de suas receitas e a Coopanest-MG cumpre seu papel de apoio à saúde financeira e repasse de honorários dos anestesiologistas de Minas Gerais.

Notícias relacionadas Artigos relacionados

COO 2024 005 Campanha Futuri Post 1080x1080

Invista na segurança da sua carreira

Na prática da medicina, atuar com segurança é essencial.

650x450px

Nosso compromisso com o planeta